sábado, 30 de agosto de 2008

Câncer pode se espalhar pelo organismo logo no começo da doença, diz estudo

Pesquisadores fizeram testes com camundongos com tumor de mama.Células normais podem viajar pelo sangue e depois originar doença.

Cientistas de um centro de pesquisas nos EUA descobriram um fato assustador, mas importante, sobre como o câncer progride no organismo. Estudando camundongos, eles demonstraram que as células responsáveis pela metástase -- nome dado ao avanço do câncer para regiões diferentes das de onde a doença se originou no corpo -- migram logo no começo da moléstia, e não quando ela já está em fase avançada.

O achado pode ajudar a explicar por que tumores podem reaparecer no organismo muito tempo depois de o câncer de mama ter sido extirpado por cirurgias, afirmam Katrina Podsypanina e seus colegas do Centro Sloan-Kettering do Câncer, em Nova York. Em artigo na revista americana
"Science" , eles relatam a introdução, nos camundongos, de células mamárias normais que haviam sido modificadas com um "controle remoto" do câncer -- um sistema para acionar genes cancerígenos à distância.

O que os pesquisadores viram é que as células normais de mama eram capazes de viajar pela corrente sangüínea dos bichos e chegar até o pulmão, onde sobreviviam por até 16 semanas sem ativar os oncogenes, ou genes cancerígenos. E só quando esses genes eram "ligados" é que a multiplicação descontrolada das células começava, desencadeando o câncer. A equipe espera que o entendimento desse processo leve a novas estratégias para salvar doentes de tumores metastáticos (oriundos de metástase).

Nenhum comentário: