sexta-feira, 25 de julho de 2008

Os 10 Alimentos Mais Saudáveis do Mundo

Jonny Bowden é um nutricionista americano. Ele fez uma extensa pesquisa, analisando as propriedades de diversos alimentos. Bowden selecionou os 10 alimentos mais saudáveis, que devem fazer parte da dieta de todas as pessoas.
  1. Açaí: pode ser misturada na comida ou como suco. Auxilia na diminuição do colesterol e previne contra doenças cardíacas. Tem alta concentração de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.
  2. Canela: polvilhe no café ou em cereais matinais. Controla o açúcar e o colesterol no sangue. Previne doenças cardíacas.
  3. Cereja fresca: além de comer ao natural, pode ser misturada em iogurtes ou vitaminas. Tem propriedade antiinflamatória. Possui antocianina.
  4. Chocolate meio amargo: em pequena quantidade, diminui a pressão sanguínea e facilita o funcionamento do sistema crculatório. É rico em flavanóides e magnésio.
  5. Folha de beterraba:pode ser consumida crua em saladas ou refogada da mesma forma que espinafre. Ajuda a proteger os olhos. Tem vitaminas, minerais, antioxidantes e carotenóides.
  6. Frutas oleaginosas: castanhas, nozes e amêndoas. Possuem minerais, proteínas, ômega 3 e ômega 9.
  7. Goiaba: coma a fruta in natura ou faça um suco. Previne o câncer de próstata, catarata e doenças cardiovasculares. Possui licopeno.
  8. Repolho: consuma cru, em saladas. Tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Rica em indoles e sulforafanos.
  9. Sardinha: deve ser consumida fresca. Se não for possível, dê preferência às que são conservadas em óleo ou azeite. Tem ação anticancerígena, reduz a pressão arterial e favorece o funcionamento do cérebro e do coração. É rica em proteínas, magnésio, ferro, selênio e omega 3.
  10. Sementes de abóbora: torradas no forno, podem ser comidas inteiras, inclusive com a casca. Evitam a morte prematura. Tem magnésio.

Nenhum comentário: