terça-feira, 22 de julho de 2008

O Estado de Pernambuco fará versão infantil de remédio contra Chagas

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) produzirá a versão pediátrica do remédio mais usado no mundo contra a doença de Chagas, mal que causa 50 mil mortes por ano no continente americano, e o distribua a preço de custo nos 21 países das Américas Central e do Sul onde a doença é endêmica e onde há 8 milhões de pessoas com o parasita no sangue.

Como não existe um remédio contra a doença de Chagas especialmente feito para crianças infectadas, hoje o remédio é dividido em várias frações, mas esta estratégia é arriscada porque possíveis erros no fracionamento podem reduzir a eficácia do remédio, assim como afetar sua qualidade, sua absorção pelo organismo e sua segurança.

A doença do Chagas, descoberta pelo médico brasileiro Carlos Chagas, é causada pelo Trypanosoma cruzi, um protozoário flagelado que usa como hospedeiros animais silvestres e domésticos.

O parasita entra na circulação sanguínea do homem após este ser picado pelo mosquito barbeiro, que por sua vez picou antes animais infectados com o Trypanosoma cruzi.

Nenhum comentário: