quinta-feira, 31 de julho de 2008

Novamente Felipe Guerra vai ficar sem água.

Informação extra-oficial, que são conversa de meio de rua e até em emissora de rádio local, é que a cidade de Felipe Guerra vai ficar sem o abastecimento de água pela CAERN por mais de quinze dias.

Se isso acontecer vai ser um Deus nos acuda e precisa que as autoridades locais tomem uma providencia rápida para que isso não venha criar um grande problema.

SERÁ QUE A MINHA PALAVRA JÁ REPERCUTIU

.
Estive com o Dr Jonas, Diretor de Produção de Campo da Caern, na terça feira (29) em Mossoró, e conversamos muito sobre o abastecimento de água de Felipe Guerra, pois quase toda diretoria da Caern de Mossoró tem muita atenção a minha pessoa pois sou proprietário do imóvel rural que possui dois poços que abastecem a cidade de Apodi.

Nessa conversa o Dr. Jonas me informou que a profundidade do poço que abastece toda a cidade de Felipe Guerra e outras comunidades rurais é de apenas 30 mt, e apresentava entupimento nos filtros do poço, ou seja, esse poço está secando e a bomba está soprando. Ele já fez de tudo mas o poço não melhorou.

Com a minha experiência de CONSTRUTOR DE POÇO, eu dei três alternativas para resolver esse problema.

01) Fazer outro poço com aproximadamente 100 mt de profundidade, mas ele disse que os estudos que a caern tem é que não tem água naquela profundidade alí, mas mostrei dois exemplos que foram feitos um poço do parque de vaquejada de Hugo Costa que deu água boa, em cima da chapada e com menos de 90 mt e o outro poço com 100 mt, e uma produção de 70 mil litros de água, na localidade de Boqueirão.

02) Fazer um plungiamento para recuperar os filtros do poço existente. Eu já fiz esse serviço em três poços nesse município próximo ao da caern, pois eles foram atingidos pala barragem de Hugo Costa depois que foi consertada a parede de alvenaria, a represa aumentou e atingiu vários poços com um tipo de "LÔDO ou CAPA-ROSA".

03) Construir um sistema de tratamento próximo ao hospital, que é a parte mais alta da cidade e dá para abastecer todas as residências da mesma, e retirar água do Rio Apodi, como acontece em varias cidades do mundo. O Dr Jonas disse que essa possibilidade de abastecimento com a retirada direto do rio vai depender do Sistema de Saneamento básico da Cidade de Apodi, pois a água já tratada desse saneamento vai ser escoado para o rio, isso pode gerar um problema cultural na população felipense.

Obs: Só sei de uma coisa, Felipe Guerra é construída em cima de uma fonte de água mineral, que é uma camada de água no sub-solo chamado "Arenito Assu" e que ninguém acaba com essa danada é só saber usar.

Nenhum comentário: