terça-feira, 29 de julho de 2008

(Cura Pela Natureza) Acidez No Organismo Favorece o Aparecimento de Doenças

É preciso reduzir o consumo dos alimentos acidificantes e aumentar o dos alcalinizantes para ter saúde e longevidade.

O equilíbrio do pH (relação entre acidez e alcalinidade) é um dos fatores que determina o bom funcionamento do organismo humano.
Dependendo da dieta da pessoa, porém, seu corpo pode tornar-se um ambiente extremamente ácido, o que a deixa mais predisposta às doenças e debilita certas funções do organismo.

O livro A New Health Era (A nova era da saúde), no qual afirma que toda doença é causada pela auto-intoxicação decorrente do acúmulo de ácidos no organismo. Segundo o dr. Hay, a saúde é resultado da proporção em que permitimos que substâncias alcalinas do nosso corpo sejam dissipadas pela introdução de alimentos que formam ácidos no organismo.
“Pode parecer estranho dizer que toda doença é a mesma coisa, sem considerar suas miríades de formas de expressão, mas é isso mesmo”, afirma.

O corpo humano só é capaz de assimilar apropriadamente os minerais e nutrientes dos alimentos quando o pH é bem balanceado. Se o organismo tem excesso de ácidos, ele é obrigado a buscar os componentes de que necessita (como cálcio, sódio, potássio e magnésio) nos depósitos de órgãos e ossos para neutralizar os ácidos.
Essa estratégia de compensação do corpo resolve o problema de acidez, mas deixa debilitados os órgãos - o que, a longo prazo, causa o aparecimento de doenças.

A dieta do homem moderno é altamente acidificante. Alimentos industrializados, adoçantes, sal, refrigerantes e bebidas alcóolicas, açúcar refinado, café, queijos e carnes são alguns dos vilões que afetam o equilíbrio do pH; devem ser consumidos com moderação e compensados com a ingestão de alimentos alcalinizantes como mamão papaya, manga, suco de limão, azeite de oliva, lentilhas e água mineral.

A acidose pode causar problemas cardiovasculares (entupimento arterial), obesidade, diabetes, disfunções do rim e da bexiga, imunodeficiência, aceleração do envelhecimento, osteoporose, problemas das articulações, baixa energia e fadiga crônica.

Os testes para o diagnóstico da acidose são muito simples de fazer – eles utilizam a saliva, o sangue e a urina como amostra dos fluidos corporais. Para saber se você está com desequilíbrio do pH, procure seu médico. E para prevenir a predominância dos ácidos no organismo, adote uma dieta com grandes quantidades de alimentos alcalinizantes.

ALIMENTOS ALCALINIZANTES - consumir preferencialmente:
sal marinho, água mineral, chás de ervas, molho de soja, stevia, limão, melão, lima, manga, papaia, nectarina, tangerina, lentilha, brócolis, inhame, batata doce, óleo de oliva, endívia, aspargos, alho, maçã, pera, kiwi, tâmara, figo, uva, uva passa, sementes de abóbora, óleo hidrogenado, óleo de fígado de bacalhau, amêndoas, castanhas, abacate, arroz selvagem, alface, mel, banana, laranja, pêssego e óleo de canola.

ALIMENTOS ACIDIFICANTES - diminuir o consumo:
sal de cozinha, açúcar refinado, cerveja, refrigerante, café, sacarina, aspartame, óleo de milho, carnes e peixes em geral, queijos, feijões, manteiga, iogurte, arroz branco, gordura hidrogenada, leite homogeneizado, centeio, frituras, remédios, farinhas em geral e ovos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Espremer um limão e tomá-lo puro e em jejum uma hora antes do café da manhã é uma ótima maneira de equilibrar o Ph e a acidez do corpo (evita azias, diminui as frequências das enxaquecas por razões de acidez, equilibra o Ph do corpo etc.). O limão, após entrar no corpo, torna-se totalmente alcalino ao se transformar (por reação química) em carbonato de potássio. É o milagre da química, onde o ácido vira alcalino. Mas tem que ser puro, em jejum e sem açúcar.

Anônimo disse...

Se o refrigerante é criticado por ser acido (entre outras coisas ruins) porque o limão que também é acido não sofre as mesmas criticas em relação ao seu ph (apesar das suas vitaminas)?Não estou defendendo os refrigerantes apenas gostaria de saber porque o limão é diferente em questão a transformação do ph no organismo ?

val disse...

O limão é acido apenas no paladar, no organismo ele se torna alcalino e assim combate a acidez do mesmo, o refrigente não tem comparação, ele é pura quimica e gaz artificial, por isso é acido e com isso prejudica a saude e muito.

Anônimo disse...

Na verdade o limão é cítrico mas ele tem a propriedade de alcalinizar o meio, inclusive para quem tem gastrite por exemplo o refrigerante é um veneno e o limão um remédio.

Anônimo disse...

Podemos Usar Bicarbonato de Sódio para Alcalinizar o organismo? obrigado.

Anônimo disse...

QUERIDA, ESSES ALIMENTOS ALCALINIZANTES - consumir preferencialmentE , QUE VOCE CITOU 1 ESTA TOTALMENTE ERRADO QUE O OLEO DE CANOLA ELE É UM VILAO PARA SAUDE .
POSSO TE COMPROVAR ISSO COM ESTUDOS . DAR UMA OLHADINHA NOS VIDEOS DO DR LAIR RIBEIRO . CANOLA É PLANA CANCERIGENA .