terça-feira, 29 de julho de 2008

Começa as contratações para o setor agrícola do RN

As empresas agropecuárias potiguar costuma demitir milhares de pessoas no primeiro semestre de cada ano por causa do período de entressafra da fruticultura irrigada e da cana-de-açúcar.

Mas a expectativa é que a partir de agora as contratações comecem a acontecer. Só a empresa Del Monte, maior produtora de bananas do estado, demitiu 1.400 trabalhadores. Mas como a fruticultura inicia as contratações a partir do segundo semestre, a estimativa é que de 25 a 30 mil pessoas sejam chamadas para trabalhar somente na cultura do melão.

Apesar de terem sofrido grandes prejuízos com as enchentes, os fruticultores batalham agora pela recuperação do setor, inclusive pela devolução dos recursos da Lei Kandir

A expectativa é que a recuperação seja lenta, podendo levar até 10 anos para o segmento se reestabelecer.

A cultura da cana-de-açúcar é, ao lado da fruticultura irrigada, a maior geradora de emprego formal no RN. Devido ao período de entressafra, que ocorre entre fevereiro e agosto, milhares de demissões são registradas no setor no primeiro semestre de cada ano.

A expectativa da maior produtora de cana do estado, a usina Vale Verde, em Baía Formosa, é que a nova safra comece depois do dia 15, no próximo mês.

Nenhum comentário: