domingo, 20 de julho de 2008

aparelhos ortodônticos podem estar com os dias contados.

Novas técnicas e materiais estão surgindo e, junto a elas, a garantia de um tratamento eficaz e sem desconforto.
Em Natal o Doutor Fabio Pinheiro realizou pesquisas em centros de ortodontia (EUA, Inglaterra, Noruega e Brasil) com novos materiais que estão à disposição dos profissionais e as novas técnicas.
‘‘Antes as pessoas procuravam a ortodontia partindo apenas do sorriso. Hoje, nós observamos, antes de tudo, a face e, alguns pacientes até precisam de alterações esqueléticas. Algumas pessoas ainda têm resistência ao tratamento cirúrgico, mas a ortodontia avançou tanto que muitas cirurgias são feitas de maneira muito simples, no próprio consultório’’, explicou.
De acordo com o médico, existem hoje novos sistemas de tratamento ortodôntico, como a utilização de laser para diminuir a dor nos pacientes. ‘‘Esse equipamento pode ser programado para os diferentes tecidos da boca, e são eficazes no tratamento de aftas e sensibilidade’’, afirmou.
Outro sistema que alivia o desconforto está relacionado aos braquetes (peças aplicadas no dente) e aos fios com período de ativação mais contínua. ‘‘Dessa forma o paciente pode passar até dois meses sem ir ao consultório para ativar os fios’’, afirmou.
Outra ferramenta que já está disponível em Natal, segundo Fábio, é o sistema de documentação de imagens em três dimenções. ‘‘Hoje é possível ver todo o esqueleto da face do paciente, em três dimensões. Isso permite um planejamento mais preciso.
Existem também alguns softwares que nos permitem fazer demonstrações de cirurgias faciais.
Para quem acha que as crianças sofrem mais com o tratamento ortodôntico, Fábio afirmou que sua experiência com os pequenos é muito boa. ‘‘Elas se adaptam muito bem ao aparelho, muito mais do que os adultos. Aliás, é importante que os pais levem os filhos ao consultório cedo, quando a criança tiver entre cinco e seis anos.
Nesse período, os problemas da face podem ser corrigidos de forma mais simples’’, explicou. De acordo com o dentista.
Fonte: DNOline:

Nenhum comentário: