sexta-feira, 20 de junho de 2008

EUA reconhecem 13 municípios do Rio Grande de Norte como área livre da mosca-de-fruta

A fruticultura potiguar pode conquistar novos mercados depois que os Estados Unidos anunciou a ampliação da área livre da mosca de fruta do Rio Grande do Norte, o que beneficiou mais 13 municípios produtores de melão e melancia, que agora estão aptos a exportar seus produtos para o mercado norte-americano.

Até o início deste mês, apenas Mossoró, Areia Branca e Assu podiam exportar frutas para os Estados Unidos. A partir de agora, a área total de produção de melão e melancia na área livre da mosca de fruta no Rio Grande do Norte é de aproximadamente 8 mil hectares, com potencial de produção de 310 mil toneladas.

A expansão da área livre da mosca de fruta no Rio Grande do Norte abrange os municípios de Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Grossos, Ipanguaçu, Mossoró, Porto do Mangue, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

A fruticultura gera cerca de 30 mil empregos diretos no Estado. Além dos Estados Unidos, o Rio Grande do Norte exporta melão e melancia para Argentina e Europa.

Fonte: Adaptado da Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário: