terça-feira, 24 de junho de 2008

( Cura pela Natureza ) Ervas que protegem o fígado

Seguem algumas ervas usadas na proteção do fígado e da vesícula.

Silimarina (milk thistle)

É usada para problemas do fígado e da vesícula, inclusive hepatite e cirrose, uma vez que aumenta a secreção e o fluxo da bile, chegando até a curar o fígado de danos tóxicos.

Seu nome em inglês significa “erva do leite”, pois promove a secreção do leite e pode ser usada por quem está amamentando.

No Brasil, o Legalon tem em sua fórmula 70% ou 140% de silimarina; também se pode mandar manipular a erva em farmacias homeopáticas, na forma de tintura a 70%.

Preparação e dosagem

Infusão: deixar em infusão uma colher de chá de sementes trituradas em uma xícara de água fervente por 10 a 15 minutos. Tomar o chá três vezes ao dia.

Tintura: 1 ml a 2 ml três vezes ao dia.

Semente de coentro

Para limpeza do fígado, coloque um punhado de semente de coentro lavada em um litro de água fervente. Deixe amornar e tome durante o dia, por 30 dias. Faça isso pelo menos duas vezes por ano. Essa limpeza não é recomendada no período de gravidez e amamentação.

Dente-de-leão

Aumenta o fluxo da bile e ativa a transformação e o transporte dos nutrientes. Serve para tratar doenças do fígado, artrite e gota.


Outras ervas que protegem o fígado

Abutua, acariçoba, agrião, alcaçuz, alfazema, artemísia, bardana, beldroega, borragem, carqueja, erva-tostão, fedegoso, jurubeba, losna, mulungu, carqueja, pariparoba e picão.

Nenhum comentário: