domingo, 25 de maio de 2008

Turismo: O RN não pode ser loteado para os turistas!


O turismo do Rio Grande do Norte está em alta, temos notado uma nova tendência acontecendo no território potiguar. Enquanto o Sertão velho sofrido vai estorricando, com alguns pontinhos turisticos, as praias do litoral metropolitano vão vivendo um grande negocio com a chegada do capital estrangeiro.

Não há dúvida que o turismo é uma tentadora alavanca para o RN. O negócio é bom demais. Não para os nativos potiguares, evidentemente... Mas sim para os Europeus, que vem a moeda forte.

Atualmente, quem vai às praias do Município de Barra do Maxaranguape, por exemplo, percebe a mudança. A onda agora é um troço chamado “Segunda residência”.

São grandes áreas, como se fala na linguagem imobiliária, dos gringos. Edificações luxuosas isoladas com muro alto e lá no meio outra casa de padrão bem inferior para o caseiro (guarda costa pois muitas construções são lavagem de dinheiro).

Depois da vinda do jogador inglês David Beckmam, a coisa aumentou. O povoado nativo está mudando seus costumes. Os veranistas locais, coitados, já não podem nem tomar chegada. Os preços dos serviços dispararam...

O RN se transformou num grande pólo turístico e os estrangeiros estão de olho em nós! A movimentação no aeroporto Augusto Severo, segundo li na imprensa, nunca foi tão grande. E só aumenta.

Se brincar, seremos outra vez colonizados. Lotear o Rio Grande do Norte e vendê-lo a estrangeiros não será um bom negócio!


E os Pólos regionais?

E o interior do estado, como vai? Cadê o pólo Costa Branca? O projeto que teve início em 2004, depois de um grande esforço, ainda não funcionou a contento.

O que se ver ainda são idéias isoladas. Uma delas é a construção de um Terminal Turístico na praia do Rosado e no Apodi com estrutura de barracas, quiosques de artesanato, banheiros, praça de eventos, anfiteatro.

Aliás, os municípios da chamada Costa Branca tem se destacado mais pelos escândalos políticos. (Touros, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, Areia Branca, Tibau...) E por ai vai!

Vendendo terrenos

O governo do Estado ensaiou fazer investimentos em estradas. E fez estradas. É alguma coisa. Porém, longe muitas léguas do investimento feito no pólo Costa das Dunas (Natal, região metropolitana e Pipa). Até agora foi assim. Lá a coisa vai de vento em popa!

E em 2009 poderemos ter recursos do Prodetur? A política só direciona recursos para os municípios que já dispõe de alguma estrutura. Nessa faixa, estaria Areia branca, Macau, Mossoró, Apodi, Martins...

O resto é resto. A equipe do governo está mais vidrada nas feiras internacionais de turismo, sempre bem acompanhada de gente grande da área imobiliária, para "vender terrenos".

Nenhum comentário: