domingo, 25 de maio de 2008

Segredos para vestibulandos não arrancarem os cabelos

Para passar no vestibular é necessário estudar muito. Mas não é só isso. De que adianta ter muitas horas de estudo e nenhuma de descanso? Ou então ficar nervoso demais no dia da prova?


Do aluno "cdf" ao "zen", o livro "Segredos para o Vestibulando" fornece várias sugestões para ir bem no vestibular, desde o preparo para as provas até o "grande dia". O volume é da Editora Panda Books e está à venda pela Publifolha.


Muito além dos estudos, neste livro, o professor Dermes explica como enfrentar a pressão, como se sair bem nas provas, como conciliar namoro e estudo, como cuidar do corpo e da mente neste período, como conviver com a ansiedade dos pais e como relaxar na véspera do exame. O título traz ainda uma série de mensagens motivadoras para aqueles que não vêem a hora de ser chamado de "bicho", "calouro", etc.


Leia abaixo algumas sugestões do livro sobre como agir no dia da prova.


Véspera - "O peru morre na véspera" (aliás, na dica abaixo aconselho o candidato carnívoro a não comer um peru inteiro antes da prova) e você não precisa engrossar a lista dos desencarnados (e desossados) gluglus. Sem estresse, decida o que fazer um dia antes do vestibular. O mais aconselhável é relaxar. Entretanto, como método de estudo é muito pessoal, se não lhe cansa nem incomoda, revise as matérias que achar importante. Faça-o sem exagero. Aliás, como tudo: se sair, não chegue tão tarde; evite consumir álcool etc. Que tal atividades físicas leves, uma piscininha ou praia (sem insolação, naturalmente) e aquele namorinho gostoso e sem cobrança? Você pode descobrir que a universidade fica logo ali, ao lado do paraíso.


Faquir ou condenado à morte - Lembre-se: a palavra-chave é equilíbrio. Na data da prova - e nos dias que a antecedem, não jejue nem se alimente como se fizesse a última refeição! Você não é faquir nem condenado à morte, apenas (e isso já diz tudo!) vestibulando...Faça um número razoável de refeições balanceadas, não pule nenhuma. Durante a prova se abasteça com água e frutas. Você não estuda biologia à toa, portanto, coma com sabedoria. Para otimizar a sensação de conforto, use roupas adequadas?à estação e ao tempo que fizer no dia da prova. Evite peças que dificultem a circulação sanguínea.


Pontualidade - Tristes e repetitivas imagens e fotos de candidatos que chegam atrasados e perdem as provas. É importante conhecer antecipadamente o local das provas, até porque existem alterações para diversas fases de um mesmo vestibular. Sem fatalismo, paranóia ou pessimismo, contudo com muita prudência, saia de casa com antecedências, pois pneus furam, ônibus atrasam, congestionamentos acontecem em ruas, avenidas, rodovias...Caso seja mais seguro, durma na casa de amigos ou parentes e, sobretudo, se a prova for em outro município, viaje com um dia de folga: você poderá visitar locais interessantes, bater papo e relaxar sem preocupações excessivas com o horário.


Conhecendo a prova - Aqui, mais do que nunca, vale o toque pessoal. No caso da Unicamp, por exemplo, há candidatos que preferem começar pela prova de redação, outros a deixam para o final e atacam logo as questões discursivas. Se você não sabe por onde começar, decida isso depois de passear pela prova, dar uma olhada panorâmica. Então, selecione as disciplinas que lhe são mais fáceis e apetecíveis. Em seguida, dedique-se às disciplinas/questões mais difíceis ou complexas. Como bom atleta, dose esforço e autoconfiança. Em outras palavras, se você possui mais facilidade em exatas, isso não constitui motivo para resolver rapidamente e sem critério as questões de Matemática, Física e Química e gastar três horas nas provas de História e Literatura. Caso se sinta paralisado, não hesite em pular questões: em vez de fugir, elas o aguardarão ansiosamente.


Conferência de resultados - Parodiando duas citações bíblicas/literárias, a) você já combateu o bom combate; b) o que escreveu está escrito. Dessa forma, relaxe após as provas. A seguir, mais do que os resultados, confira as resoluções das provas, disponibilizadas por cursinhos e escolas em jornais, sites, programas de tevê. A partir desses dados, reformule as estratégias de estudo e mesmo os planos de cursar esta ou aquela instituição, caso não seja aprovado ou catapultado para as segundas fases. Antes de tomar qualquer decisão, é necessário curtir. A alegria ou o luto.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: