domingo, 18 de maio de 2008

Moto Substitui Jegue no Nordeste, Disse o Superintedente do BNB

Antes era jumentos amarrados, hoje são motos estacionadas.
Aqui só jumento trafega, mas a moto é teimosa.


"Uma das caricaturas do crescimento da renda no Nordeste nos últimos anos é a substituição do velho jegue (ou jumento, dependendo da região onde se está) pela motocicleta – veículo barato, vendido de forma parcelada e econômico no consumo de combustível. “É caricato, mas é um fato”, afirma José Sydrião de Alencar Júnior, superintendente de estudos sobre a região no Banco do Nordeste.



Entretanto, apesar das melhorias já percebidas no poder aquisitivo da região, Alencar Júnior diz que muito tem que ser feito para que o Nordeste alcance outras regiões no que se refere à renda. Hoje, segundo ele, a renda per capita nordestina é cerca da metade daquela de regiões mais desenvolvidas (como o Sul e o Sudeste).





Ele afirma que, para o Nordeste alcançar as demais regiões, é necessário que a região cresça dois pontos percentuais acima da média nacional. “Quer dizer: se o país crescer 5%, o Nordeste precisa crescer 7%”, explica.




Entretanto, isso ainda não está ocorrendo. Segundo estudos do banco, nos próximos anos a economia da região continuará a se comportar de forma similar à do restante do país."




Fonte: G1

Nenhum comentário: