sexta-feira, 23 de maio de 2008

Homem procurado em cinco estados é preso em Parelhas

Um homem bastante procurado pela polícia de vários estados brasileiros está detido na delegacia de Parelhas. José de Anchieta Silva, de 51 anos, foi preso na última segunda-feira (19) pela equipe de policiais comandada pelo sargento Janduís, delegado responsável pela cidade de Santana do Seridó. Ele foi autuado pelo crime de receptação, já que estava com um carro roubado no momento da abordagem, mas é também acusado de estelionato.

José de Anchieta, que estava trabalhando em Santana do Seridó há três meses contratado pela prefeitura, era procurado nos estados de Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com vários mandados de prisão em aberto.

De acordo com a polícia de Santana do Seridó, Anchieta, que é natural de Taperu, em Pernambuco, foi contratado pela prefeitura municipal de Santana por volta do mês de março para prestar serviços de eletrifica urbana.

Em pouco tempo, conseguiu fazer amizades e ganhar a confiança da população local e, dessa forma, vitimou muitos ``colegas'' com seus golpes. ``Um dos piores crimes que existe é o estelinato porque o criminoso se aproveita da confiança das pessoas.

Ele sabia conquistar, era simpático, bom de lábia'', afirma o sargento Janduís. José de Anchieta é acusado de aplicar golpes em muitos comerciantes na cidade, inclusive chegou a provocar a falência em um deles por causa de cheques sem fundos.

José pegava cheques emprestados e trocava com agiotas, passava cheques sem fundos e foi pego até mesmo passando cheques de terceiros sem preenchimento e assinados. Depois que várias pessoas se viram vítimas dos golpes de José, a polícia foi acionada, na sexta-feira, dia 16. Os policiais iniciaram a investigação e entraram em diligência à procura do acusado. Na segunda-feira seguinte, dia 19, ele foi localizado na cidade de Parelhas.

No momento da prisão, Anchieta dirigia um carro que depois foi verificado como sendo produto de roubo. Era um Fiat Uno, placas KKW 8616, de Nazaré da Mata, Pernambuco. Por causa disso, ele foi encaminhado à delegacia de Parelhas e autuado por receptação.

Durante a colheita do depoimento, averigou-se a ficha criminal do acusado e descobriu-se que ele já tinha vários processos e mandados de prisão em diversas cidades do país. No estado da Paraíba, José de Anchieta tem quatro procedimentos: dois processos e dois mandados de prisão. Em Pernambuco há um mandado de prisão, assim como no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso e em São Paulo, onde também há um processo contra ele.

O acusado ainda se encontra preso em Parelhas, onde espera pela decisão da justiça. Os crimes de estelionato ainda estão sendo investigados. Os policiais, tanto de Santana do Seridó, quanto de Parelhas, acreditam que, com a divulgação da prisão, mais vítimas apareçam e pedem a colaboração da população para que, caso haja reconhecimento, procurem a delegacia.

DN Seridó

Nenhum comentário: