sábado, 24 de maio de 2008

(Cura pela Natureza) Formas de utilizar as plantas medicinais

Cataplasma: É uma preparação feita com farinha e água, geralmente quente, com adição ou não de planta triturada. É aplicado na pele entre dois panos finos.


Compressa: Preparação de uso tópico geralmente feita com pequenos pedaços de pano ou gaze embebidos em alguma loção, chá, cozimento ou sumo da planta. A compressa é colocada sobre a parte afetada e mantida levemente apertada.


Decocção: Deve ser empregada para as partes mais duras dos vegetais (raízes, cascas e entrecascas, rizomas e sementes). Coloque na água ainda fria as ervas bem lavadas e leve ao fogo até a fervura. Deixe fervendo por um período de 5 a 15 minutos (o tempo vai depender da dureza da parte a extrair) e depois repousando por 15 minutos em recipiente bem tampado, coando depois de decorrido esse tempo.


Inalação: É uma preparação que aproveita a ação combinada de vapor de água quente com aroma das drogas voláteis. Coloque água fervente sobre porções de substâncias contidas em uma panela de até meio litro, usada como gerador de vapor. Aspire os vapores ritmicamente (contando até três quando aspira e até três quando expele o ar) durante 15 minutos. O uso de uma cobertura sobre os ombros, a cabeça e a panela aumenta a eficácia do tratamento.


Infusão: Este método é usado para as partes macias das plantas, como flor, folhas e frutos. Coloque a quantidade de planta suficiente para o preparo em um recipiente de vidro, louça, ágata ou inox (evite o alumínio, pois este solta partículas microscópicas que são prejudiciais saúde). Em seguida, derrame água fervendo sobre a erva no recipiente e espere de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, coe o infuso e utilize.


Lambedor ou xarope: É uma preparação espessada com açúcar ou mel e usada geralmente para o tratamento da tosse e bronquite. Junte parte do chá ou do cozimento, conforme o caso, com uma parte de açúcar ou mel. Se usar mel, ferva em banho-maria por em média dez minutos. Se usar açúcar, leve ao fogo até atingir o ponto de fio.


Loção: Este tipo de preparação é usado em banhos e compressas locais para limpeza e tratamento de feridas, coceiras e outras afecções da pele e do couro cabeludo. Coloque uma xícara de chá do infuso ou cozimento, adicione ¼ de álcool, agite e use localmente.

Tintura: Preparação feita com álcool em vez de água. Deixe as partes vegetais frescas ou secas, grosseiramente trituradas, mergulhadas em álcool durante 8 a 10 dias. Coe e guarde em um recipiente escuro ao abrigo da luz.


Vinho medicinal: É um estimulante feito com vinho tinto no qual se deixa em maceração durante oito dias uma ou mais plantas.

Nenhum comentário: