quinta-feira, 29 de maio de 2008

(Cura pela Natureza) Erisipela

Erisipela

Erisipela é uma infecção cutânea causada geralmente pela bactéria Streptcoccus pyogenes do grupo A, que penetra através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses de unha, etc.) na pele ou na mucosa, dissemina-se pelos vasos linfáticos e pode atingir o tecido subcutâneo e o gorduroso.

Na maioria dos casos, a lesão tem limites bem definidos e aparece mais nos membros inferiores. Embora menos freqüente, ela pode localizar-se também na face e está associada à dermatite seborreica.

Constituem grupo de risco para a infecção pessoas com excesso de peso, portadoras de diabetes não compensado, de insuficiência venosa nos membros inferiores, as cardiopatas e nefropatas com inchaço nas pernas, as imunossuprimidas ou com doenças crônicas debilitantes.

Sintomas

Os primeiros sintomas - febre alta, tremores, mal-estar, náuseas, vômitos – podem instalar-se precocemente.

A lesão na pele vem acompanhada de dor, rubor (vermelhidão) e edema (inchaço) e, em alguns casos, formam-se bolhas ou feridas, sinal da necrose dos tecidos.

Recomendações

• Siga rigorosamente o tratamento prescrito para evitar as crises de repetição. Mal controlada, a erisipela pode ter conseqüências graves;

• Seque bem o vão entre os dedos dos pés para evitar a proliferação de fungos, pois podem provocar lesões por onde penetrará a bactéria causadora da erisipela;

• Lembre-se que o portador de diabetes, esteja a doença compensada ou não, pode perder parte da sensibilidade nos pés, o que os torna mais suscetíveis a ferimentos e infecções pelo estreptococo.

Se não consegue examiná-los sozinho, pelo menos uma vez por semana, peça ajuda para verificar se não há sinal de micose entre os dedos, bolhas, pequenos cortes ou calosidades que possam transformar-se em porta de entrada para bactérias.

A escolha dos calçados deve ser criteriosa;

•Não se automedique, ao perceber os sintomas iniciais da erisipela. Procure assistência médica;

•Use meias elásticas para reduzir o edema das pernas;

•Procure manter o peso nos limites recomendados.

GERVÃO-ROXO (Stachytarpheta jamaicensis) Procure Assistência Medica.


O gervão-roxo é indicado para amebíase, afecções renais e gástricas, bronquite, cefaléia, contusão, debilidade orgânica, distúrbio nervoso, eczema, erisipela, ferida, fígado, furúnculo, hepatite, inchaço do baço, machucadura, prisão de ventre, rouquidão, resfriado, tumores e vitiligo. Também é usado como inseticida.


COMO USAR

Chá - Coloque 20 gramas de folhas em 1 litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue e abafe por dez minutos. Coe e tome de três a quatro xícaras ao dia.

Obs: O chá das folhas é inseticida.


Cataplasma


Amasse folhas e raízes frescas e use como cataplasma em contusão, machucadura e ferida.

Fonte: Drauzio Varella.

10 comentários:

thays araujo disse...

minha mae foi picada pelo um inseto.que causou um ferimento na canela inxasso e vermeho.de uma pequena virou uma maior ferida e funda.ja esta cm 8 meses.oque devo fazer cm essa situacao?ela toma cefalexina e nimesulida e passa oleo de girasol na ferida.por favor me ajude.

carlos holanda disse...

carlos
vc deve continuar com o tratamento e fazer sempre uma boa higiene do local, outra coisa, por que foi usado cefalexina invez de penicilina

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Gyselle,tenho 27 anos, tb tive erisipela e a cefalexina no estado que eu cheguei nao resolveu.
A Dermatologista me receitou 1000mg de cefalexina e não de solução no estagio que cheguei.
Marquei um novo medico sendo Cirurgia Vascular, porém Angiologista e ele me receitou de cara a Penicilina, conhecida como Bezetacil sendo de 20 em 20 dias e na 3ª doze estava curada.

Leve a sua mae ao Angiologista que talvez vc encontre um solução, pois a erisipela é problema linfatico.

Anônimo disse...

meu esposo tem erisepela e tem um fungo na unha o que devo faser para a judalo

Anônimo disse...

meu caso ehh bem serio pois o inchaco permanece segundo os medicos o inchaco prejudicou minha parte linfatica gostaria de saber de alguem especialista em linfas .meu email ehh andrea_deia_vitoria@hotmail.com obrigada .

Anônimo disse...

meu esposo esta com erisipela desde abr.2012,porem so agora descobri um banho com aroeira-pimenteira,esta mudando de vermelhidão para escurecimento e clareando em seguida, com uma semana de uso,desinchou,estou feliz pelo resultado.pra quem ficou ate internado em maio,agora encontrei o remedio.entre neste site wwwolantasmedicinaisfitoterapia.com;e Deus abençoe os que nele cre,e persevera.

jpp disse...

estou com erisipela...há 2 semanas trat. com cefaloxina comprm... ja apliquei tb uma benjetacil e um outro antibiotico tb esta estabiliz. mas ainda da febre e muita dor e perna inchada ...

Unknown disse...

Essa doença melhora com a hemoterapia. A depender da gravidade, pode demorar até 04 meses fazendo esse tratamento. Juntando antibióticos a esse tratamento, a cura vem mais rápido, sabendo que antibiótico só para a proliferação da bactéria e assim os anticorpos vão agir para a melhora.

Anônimo disse...

alem do medicamento correto o paciente deve manter repouso absoluto e principalmente manter as pernas elevadas para diminuir o inchaço de preferencia deitado na cama com os pes sobre o atravesseiro de encosto paea diminuir apressão sobre os vasos sanguineos.

Anônimo disse...

alem do medicamento correto o paciente deve manter repouso absoluto e principalmente manter as pernas elevadas para diminuir o inchaço de preferencia deitado na cama com os pes sobre o atravesseiro de encosto paea diminuir apressão sobre os vasos sanguineos.