domingo, 27 de abril de 2008

Tomates, morango e alface com muitos agrotóxicos



O tomate, o morango e a alface foram os alimentos que apresentaram os maiores números de amostras irregulares referentes aos resíduos de agrotóxicos, durante o ano de 2007. Os dois problemas detectados na análise das amostras foram teores de resíduos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas.


No balanço geral, o caso que mais chamou a atenção foi o do tomate. Das 123 amostras analisadas, 55 apresentaram resultados insatisfatórios, o equivalente a 44,72%. Nesta cultura, os técnicos encontraram a substância monocrotofós, ingrediente ativo que teve o uso proibido em novembro de 2006, em razão de sua alta toxicidade.


Ainda em relação a esta cultura, embora os teores de resíduos encontrados não ultrapassem os limites aceitáveis para a alimentação diária da população, foi detectada a presença do metamidofós no tomate de mesa. Este agrotóxico é autorizado apenas para a cultura de tomate industrial (plantio rasteiro), que permite aplicação por via área, trator ou pivô central, evitando assim a possibilidade de intoxicação do trabalhador rural.


Vejam outros resultados de amostras insatisfatorias:


Alface ........................................ 40,00 %
Batata........................................,....1,36 %
Morango................................,.....43,62 %
Tomate....................................,...44,72 %
Maçã..........................................,...2,90 %
Banana..........................................4,32 %
Mamão........................................17,21 %
Cenoura........................................9,93 %
Laranja.........................................6,04 %
Fonte: Anvisa

Nenhum comentário: