quarta-feira, 23 de abril de 2008

Alimentos com agrotóxicos pode causar câncer

O consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos pode causar prejuízos à saúde humana que vão desde alergia temporária a doenças crônicas. Na lista de alterações provocadas pelos defensivos estão reações neurológicas e sobrecarga do fígado.

Existem mais de 400 pesticidas permitidos para uso e bactérias diferentes que causam efeitos diversos para a saúde. Podem causar problemas neurológicos, podem levar ao desenvolvimento de câncer e outras patologias.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta contaminação de cerca de 40% do tomate, alface e morango consumidos pelos brasileiros. De acordo com o documento, os riscos à saúde, tanto de trabalhadores das lavouras quanto de consumidores, é decorrente do uso de agrotóxicos não autorizados ou acima dos limites máximos permitidos pela legislação.

Em geral, não é possível notar a existência de resíduos irregulares de defensivos agrícolas pela aparência ou sabor dos alimentos, só se tiver com o nível extremamente alto, mas o consumidor deve obter boas práticas para reduzir os riscos de contaminação.

O que se pode fazer é lavar bastante os alimentos quando chegar em casa em água corrente,, depois deixar de molho em água com vinagre ou cloro e depois lavar novamente em água limpa antes de consumir pois apresentam riscos menores de contaminação.

Lembre-se “Nem todos os produtos ditos orgânicos são certificados, é possível que o agricultor produza de maneira convencional e venda esse produto como se fosse orgânico, porque isso agrega valor”.

Nenhum comentário: