segunda-feira, 31 de março de 2008

Você sabia que a água que bebemos pode está contaminada?

Água pura, límpida, não deve ter cor, cheiro ou odor. E porque a água que chega na torneira de nossa casa tem um alto teor de cloro, ora, se tem cloro é porque tava contaminada. E porque tem dias que não tem cloro, será que nesse dia não tem contaminação ou os funcionários da CAERN esqueceram de colocá-lo.

Toda água que sai dos três poços tubulares para abastecer nossa cidade, não tem contaminação, pois são muito profundos e bem protegidos, mas as tubulações da rede de abastecimento que passa na rua de cada um de vocês pode está contaminada, não pela crosta de sulfato ferroso que tinha a antiga água que abastecia nossa cidade e sim pelos vazamentos que têm nessas tubulações.

Você já presenciou um cachorro bebendo água em algum vazamento na rede de distribuição? Em quase todas as casas tem vazamento e sempre tem muita bactéria nesse local e quando a tubulação seca entra toda essa sujeira pra dentro da mesma e alguém, mas abaixo vai usar essa água contaminada.

Tem um vazamento que já está aniversariando de novo em frente ao Hotel Apodi. Essa água sai por baixo do asfalto e escorre na via dupla (saída para Mossoró) e todo dia passam no mínimo dois funcionários da CAERN por dia e não corrige o erro, talvez que só o faça se alguém reclamar por escrito e assinar um BO lá no escritório da CAERN.

Já foram 04 (quatro) vezes que a tubulação estourou na frente do Cemitério Publico próximo ao semáforo e só vaza a 03 (três) metros da parede desse Cemitério. Quando a água para de vazar, ela retorna pra dentro da tubulação levando até bactérias de restos mortais e ninguém percebe isso.

Quando tem vazamento na sua casa e você não se preocupa em corrigir então você está bebendo água contaminada, pois entra nessa tubulação areia, lama, água da fossa, água do esgoto, lixo, saliva de cachorro ou de gato e não adiantou nada tanta luta por água boa e depois que chega na sua casa está contaminada. Não adiantou nada lacrar vários poços contaminados com nitratos e coliformes fecais que existia na nossa cidade se na sua torneira também está saindo água contaminada.

Pense nisso e cuide desse precioso bem.

Nenhum comentário: