segunda-feira, 31 de março de 2008

RN é o quarto estado do país com maior risco de dengue

O número de casos de dengue notificados em 2008 já superou em mais de 150% os registros em relação ao mesmo período de 2007. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e levaram o titular da pasta, Adelmaro Cavancanti, a admitir que os dados são preocupantes.
Os números levaram o estado para o quarto lugar, entre os 27 estados brasileiros, que oferecem maior risco de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com a estimativa feita pela Sesap, o Rio Grande do Norte só perde para os estados de Tocantis, Roraima e Rio de Janeiro.
A situação foi apresentada em reunião que contemplou diversas coordenadoria da secretaria, universidades, representantes das três forças armadas, Corpo de Bombeiros e outras instituições que representam a sociedade.

De acordo com Adelmaro Cavalcanti, a reunião teve como objetivo principal, conclamar toda a sociedade para ``entrar na guerra contra a dengue''. Pelos dados repassados pela Sesap, 12 pessoas morreram com suspeita de dengue só nos três primeiros meses desse ano. Desse total, apenas dois casos já foram confirmados. O número supera o do ano anterior em mais de 70%, passando de sete casos notificados para 12. ``Com os dados referentes a 2007 já estávamos preparando um trabalho de prevenção desde novembro, mas não esperava esse índice de crescimento. Vejo esse número de óbitos com preocupação. É inadmissível que em pleno século 21 um cidadão morrer de dengue, uma doença simples de ser tratada'', frisou.

O primeiro resultado da reunião foi a definição do ``domingo como dia de inspeção''. ``A proposta é fazer com que o cidadão comum estipule o domingo, dia que todo mundo está em casa, como o dia para vasculhar a casa em busca de locais que permitam que o mosquito deposite seus ovos.
Não devemos querer descobrir quem é o culpado, mas sim combater a doença'', disse a coordenadora de promoção à saúde, Celeste Maria Rocha de Melo. A discurso da coordenadora é reforçado pelo secretário que alerta: ``se não tomarmos um posicionamento, vamos ter uma situação ainda pior''.
Fonte DN Online
Obs: Tomara que nossas piabinhas que foram colocadas nas caixas d'agua de nossas casas ainda estejam vivas pois elas controlam o desenvolvimento do mosquito do dengue

Nenhum comentário: