segunda-feira, 3 de março de 2008

A fonte de juventude

Para muitas pessoas que já passaram dos 60 anos, a terceira idade está longe de significar incapacidade ou repouso. Preocupados em se manter saudáveis, ativos e cheios de disposição, os idosos estão cada vez mais presentes nas academias de ginástica e dança, como forma de espantar o sendentarismo e prolongar a vida.
A atividade física moderada regular previne e pode controlar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e osteoporose, além de diminuir o mau colesterol, a pressão arterial e o risco de alguns tipos de câncer. Confiança, auto-estima e sentimentos de realização também se elevam. “Os idosos se beneficiam também com a mudança na rotina. Aqueles com algum tipo de incapacidade melhoram a mobilidade das articulações e músculos, aumentando os níveis de energia e melhorando quadros de dores.
O exercício também previne ou reduzi incapacidade de movimentos e de memória.
Antes do início de qualquer prática esportiva, porém, é preciso que o idoso seja avaliado clinicamente e através de teste de esforço. Entre as atividades mais convenientes estão ciclismo, natação e hidroginástica, além da musculação, dança e alongamento.
Dança é campeã de preferência, ela é uma das terapias preferidas dos idosos. Prova disso são os bailes dedicados à turma que já passou dos 60, que costumam lotar. Dançar é uma grande distração. Já se foi o tempo em que lugar de idoso era em casa, lendo jornal ou tricotando. “Terceira idade é nos embalos da tarde no club dos idosos, dançando, paquerando e curtindo a vida”, A dança ajuda a garantir a independência funcional do indivíduo através da manutenção de sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida.
Sexo também faz bem, e muito, nessa fase da vida. “A vida sexual deve ser mantida, mesmo que não seja na freqüência de antes. O idoso sexualmente ativo consegue viver melhor emocionalmente, e o sexo ainda previne doenças. No caso de males crônicos, ajuda na melhora principalmente da auto-estima, pois a pessoa não se sente mais rejeitada e, sim, protegida. Na terceira idade os estimulos sexuais são diferentes dos da juventude: o que importa não é a virilidade, a quantidade de ejaculações ou orgasmos. Mas a intimidade, a sensação de aconchego, o afeto e o carinho.

Nenhum comentário: