terça-feira, 18 de março de 2008

Ômega-3, encontrado nos peixes, pode combater a epilepsia

Uma pesquisa coordenada por cientistas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou que o ômega-3, forma de gordura presente em algumas espécies de peixe, pode ajudar no combate à epilepsia. Em experimentos com animais, os pesquisadores verificaram que o ômega-3 é capaz de minimizar a morte de neurônios (células nervosas) durante os ataques epilépticos e, de quebra, ajudar na regeneração do tecido cerebral.

A epilepsia, que ocasiona convulsões e perda de consciência, pode ser controlada com a ajuda de medicamentos, mas não totalmente curada. Na nova pesquisa, coordenada por Fulvio Scorza, da Unifesp, um grupo de dez ratos recebeu uma substância inócua, enquanto outros dez animais de laboratório receberam o ômega-3, que pode ser encontrado em peixes como o salmão, a cavala e a sardinha, bem como no óleo de linhaça.

O resultado comprovou o papel neuroprotetor do ômega-3, diz Scorza. Agora, os pesquisadores querem repetir o experimento com seres humanos. O cientista da Unifesp adverte, no entanto, que as pessoas com epilepsia não podem abdicar de seus remédios: o ômega-3 é só mais uma forma de minimizar as crises da doença.

Fonte: Ambientebrasil

Nenhum comentário: