quinta-feira, 20 de março de 2008

Governo anuncia comemoração do Dia Mundial da Água

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, comemora o “Dia Mundial da Água” com uma programação que se estende entre os dias 25 e 27 de março. A abertura irá ocorrer às 16h na Estação de Tratamento de Esgoto do Baldo com o lançamento do Programa de Monitoramento das Águas do RN.

Na ocasião do lançamento será assinado convênio para a concretização do programa de monitoramento. Realizado com o apoio técnico e científico da UFRN, UERN, UFERSA e CEFET, o projeto tem como objetivo desempenhar um levantamento sobre a situação atual das águas no Estado, através da análise de coletas de todos os recursos hídricos do Rio Grande do Norte. A iniciativa também auxiliará na investigação do processo de contaminação do aqüífero da cidade de Natal. No local, o laboratório móvel do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) fará uma demonstração das análises.
O encerramento das comemorações do “Dia Mundial da Água”, no dia 27 de março, será marcado pelo seminário de participação social na gestão dos recursos hídricos, com o tema “O papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas”. O evento será realizado no Hotel Praiamar, a partir das 9h.

Esse dia será importante momento para que a sociedade e os meios de comunicação percebam a importância da discussão do tema como forma de conscientizá-los acerca da preservação do recurso natural.

HISTÓRIA

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU, a Organização das Nações Unidas, no dia 22 de março de 1992. A data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. O dia foi instituído com o objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver a questão

Nenhum comentário: