sexta-feira, 14 de março de 2008

Evite acidentes. Ande devagar

Responda rápido: Quem morre?
- O motociclista que anda de capacete, com carteira de habilitação e a documentação em dia e numa velocidade de 120 Km/h e sofre uma queda; ou
- O motociclista que anda sem capacete, sem carteira de habilitação e a documentação atrasada mas numa velocidade de 20 Km/h e sofre uma queda?
Sempre bati na tecla de que capacete não evita acidentes, prudência na hora de dirigir evita.
Temos que separar as coisas: O mais importante é evitar que os acidentes aconteçam, e não evitar os danos que o acidente possa causar.
A premissa é verdadeira: "É melhor prevenir do que remediar".
Mas a que está valendo é: "É melhor massacrar do que orientar".
Uma ação que na minha opinião iria surtir um efeito muito mais eficaz e não mudaria a realidade de nosso povo era a instalação de câmeras de fiscalização espalhadas pelas ruas, e aqueles que conduzirem em perímetro urbano com velocidades altas, ou mesmo levantando pneus de motos e até menores conduzindo, esses sim deveriam ser autuados, e quem sabe até presos. Mas aí não tem graça.
E vamos acabar com essa história de que lei foi feita pra ser cumprida, ela foi feita pra ser questionada também. E não vamos confundir o trânsito de nossa cidade com o trânsito de grandes metrópoles, nosso caso aqui é simples, basta aparecer alguém que queria resolver, e não simplesmente sair por ai apreendendo carros e motos.A fiscalização tem que continuar, não da forma como estão fazendo, pois o nosso povo não merece, mas uma fiscalização orientadora, mostrando que dirigir com pressa pode levá-lo a caminhos que o motorista não deseja.
É o que sempre disse e vou continuar dizendo: O capacete é desnecessário, desde que os motociclistas andem devagar e com prudência.
Reportagens no final do ano passado mostravam o número de pessoas que morreram por falta do uso do capacete, o que esqueceram de dizer foi a velocidade imprudente que andavam, ou mesmo a irresponsabilidade de muitos cortando sinal fechado, andando na contra-mão e coisas desse tipo. E ainda colocaram a culpa no capacete, ora, nem lá ele estava, quem tava era um 'num sei quantos quilômetros por hora', esse sim é o grande culpado.
Fonte: apodibaixo do pano

Nenhum comentário: