sexta-feira, 21 de março de 2008

Esgoto contamina água em Natal

Vinte e seis poços de extração de água foram fechados por excesso de nitrato.
Substância química é cancerígena e causa também doenças como a cianose.

O esgoto está contaminando a água de Natal, uma das mais famosas cidades do Nordeste. Ao todo, 70% das residências da cidade não têm coleta de esgoto. Elas usam fossas, um sistema que prejudica as águas subterrâneas, responsáveis pelo abastecimento da cidade.
“Tínhamos uma água de excelente qualidade. Com os anos, com o acúmulo de matéria orgânica, surgiu a presença desse radical químico que se chama nitrato”, explica o gerente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Isaías Costa Filho.
Em 17 bairros da capital do Rio Grande do Norte, a contaminação chegou a ficar bem acima do limite permitido pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, 26 poços de extração de água já foram fechados por excesso de nitrato. A substância cancerígena causa também doenças como a cianose, falta de oxigêneo no sangue.
O nitrato não tem cheiro, cor e nem gosto. Só pode ser identificado em uma reação química feita em laboratório. O processo, chamado de desnitrificação da água, além de difícil, é caro, o que faz da diluição a alternativa mais usada pela companhia de distribuição de água.
É de uma lagoa, na Zona Sul da capital, que vai sair a água que ajudará na redução da concentração de nitrato. As obras, que estão começando agora, são uma exigência feita pelo Ministério Público há nove meses.
“A ação ajuizada pelo Ministério Público é nesse sentido: para que a população na sua casa, na sua residência, receba água potável que não cause risco à saúde”, afirma a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Gilka da Mata.
Fonte: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

Nenhum comentário: