segunda-feira, 3 de março de 2008

Altas doses de vitamina "E" provoca câncer do pulmão

Tomar altas doses de suplementos de vitamina E aumenta o risco de desenvolver câncer do pulmão, segundo indica uma pesquisa americana.
O estudo, mostrou que pessoas tomando 400 miligramas de vitamina E por dia aumentavam seu risco de câncer do pulmão em 28%.
A pesquisa, que avaliou a situação de saúde de 77 mil pessoas, indicou ainda que o risco para os fumantes era ainda maior.
Em um comentário que acompanha o artigo científico, o especialista Tim Byers, da Universidade do Colorado, diz que uma dieta saudável e balanceada permite às pessoas consumir todos os nutrientes e minerais necessários, sem a necessidade de suplementos, e assim reduzir suas chances de desenvolver câncer.
Os pesquisadores acompanharam pessoas entre 50 e 76 anos por um período de quatro anos e verificaram seu consumo diário de suplementos de vitamina C, ácido fólico e vitamina E.
Ao longo desse período, 521 pessoas desenvolveram câncer do pulmão.
O estudo indicou que fumo, histórico familiar e idade tinham, como esperado, uma ligação forte com o risco de câncer.
Mas enquanto nem a vitamina C nem o ácido fólico tiveram algum efeito sobre o risco de câncer, a vitamina E teve.
Os pesquisadores analisaram os dados e concluíram que, ao longo de uma década, o risco de desenvolver câncer do pulmão aumenta em 7% para cada dose de 100 miligramas tomadas por dia.
A vitamina E é conhecida por ser um antioxidante, substância que protege as células das moléculas chamadas de “radicais livres”.
Mas os pesquisadores americanos questionam se, em altas doses, ela não pode agir também como uma pró-oxidante, provocando a oxidação e o dano às células.
“Em contraste com os benefícios comumente associados, ou ao menos à ausência de dano, os suplementos de vitamina E foram associados com um pequeno aumento no risco de câncer de pulmão”,
“Estudos futuros podem se concentrar em outros componentes de frutas e vegetais que podem explicar a redução do risco de câncer que tem sido associado com o consumo desses alimentos”.
Fonte: BBC

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM:VISITEI O BLOG,DO NOSSO QUERIDO E ESTIMADO NORTE RIOGRANDENSE,E EQUIPE,QUE PROGETARAM,POR MEIO DESSE,A NOSSA ¨EQUIVALENTE,E ESTIMADA,AGUA,QUE CADA DIA FICA + ESCASSA E POLUIDA POR MEIO DO PROPRIO HOMEM,+ A ESPERAMOS DOS CEUS,LIMPIDA E BRILHANTE,COMO UM DIAMANTE,PRECIOSO,MUITO +PRECIOSA,POIS MATA A NOSSA CEDE,E COM CERTEZA NOS ABILITA A VIVER,POIS COM ELA TEMOS VIDA.E COM O OURO E A PRATA NAO CONSEGUIMOS,LIMPALA,OU DESPOLUILA,+ NOS OS HUMANOS PODEMOS PRESERVA_LA VALORIZA_LA ECONOMIZAR E A SOLUÇAO,E PRESERVA O MEIO AMBIENTE POIS DEPENDEMOS,DO PLANETA E DO MEIO DE SOBREVIVENCIA::A ESTIMADA,COBIÇADA,E INDISPENSAVEL::AGUA.QUE DESCE,DAS FONTES,LIMPIDAS,AGUAS,FONTE DE AGUA,QUE COBRE O NOSSO SOLO RESPLANDESCENTE,LINDOS LEMÇOIS,DE "AGUA" OBRIGADA.
""KERO AGUA "" VANDA"PAUDOSFERROS""