domingo, 24 de fevereiro de 2008

Caern interrompe fornecimento de água em 30 cidades do RN

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) deverá interromper o fornecimento de água para 30 cidades e 48 comunidades abastecidas pela Adutora Monsenhor Expedito na próxima semana. A interrupção será de 72h, entre às 6h do dia 26 (terça-feira) às 6h do dia 29 (sexta-feira), podendo ter o período diminuído. O objetivo é relocar a adutora para possibilitar a continuidade das obras de duplicação da BR-101.

A obra ocorre no Km 120 da BR-101, entre os municípios de Parnamirim e São José de Mipibu e refere-se à interligação da antiga com a nova estrutura, totalizando 740 metros. A relocação já foi feita e durante os três dias o abastecimento será interrompido para que seja feita a interligação da tubulação.

Serão afetadas pela paralisação as cidades de Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Lagoa D'Anta, Lagoa de Velhos, São Paulo do Potengi, São Pedro, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Santa Maria, Ielmo Marinho, Rui Barbosa, Tangará, Santa Cruz, Lajes Pintada, Serrinha, São José do Campestre, Passa e Fica, Boa Saúde, Barcelona, Sítio Novo, Bom Jesus, São Tomé, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento e Japi, além de 48 comunidades rurais ligadas a esses municípios.

O gerente de desenvolvimento da Caern, João Alberto, explicou que a obra está pronta e o prazo dado para o corte no abastecimento pode ser menor, tendo sido dado um prazo maior para evitar imprevistos.
Como a maior parte das cidades é abastecida apenas pela água da adutora, é importante que a população poupe água para o consumo.

De acordo com João Alberto, a obra serviu para que fosse feita a manutenção como substituição de válvulas e recuperação de descargas. Somente com a mão-de-obra foram gastos pela companhia R$ 140 mil.

Duplicação - O superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), José Narcélio, explicou que era imprescindível que a adutora fosse relocada para que a duplicação fosse feita naquele trecho.

A interrupção no fornecimento de água é decorrente da transferência da adutora para outro local, implantando e desviando os 740 metros da adutora, ao longo da duplicação e mais 17 metros para interligar a nova tubulação ao antigo trecho. A empresa atende solicitações do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) e do Exército, através do I Batalhão de Engenharia de Construção.

A obra ficou parada por quase um ano à espera de que a transferência fosse feita, mas segundo ele, esse foi um dos menores problemas enfrentados. "A Caern demorou, mas fez. Nosso problema mais difícil e complexo é com a Cosern que quer cobrar para relocar os postes'', falou. De acordo com ele, apesar da Cosern estar usando uma faixa de domínio da União, alega que o Dnit precisa cobrar os custos.

Narcélio diz que é importante a população saber que o transtorno causado pela obra é temporário, enquanto que os benefícios são imensuráveis. A previsão é de que as obras sejam entregues em meados de 2009.


Quatro cidades do Trairi também ficam sem água

As cidades de São Bento do Trairi, Jaçanã, Coronel Ezequiel e Campo Redondo também ficarão sem água durante 72, a partir das seis horas da manhã da próxima terça-feira, 26, em decorrência das obras realizadas na BR-101.

Tendo em vista as obras de duplicação da BR-101, a Caern vai paralisar por 72 horas, a partir das seis horas da manhã da próxima terça-feira, dia 26, o fornecimento de água para 30 cidades e 48 comunidades rurais abastecidas pela Adutora Monsenhor Expedito. Trata-se do remanejamento da adutora no trecho entre Parnamirim e São José de Mipibu, no Km 120 da BR-101, no total de 740 metros.

Serão afetadas pela paralisação as cidades de Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Lagoa D'Anta, Lagoa de Velhos, São Paulo do Potengi, São Pedro, Serra Caiada, Senador Eloi de Souza, Santa Maria, Ielmo Marinho, Rui Barbosa, Tangará, Santa Cruz, Lajes Pintada, Serrinha, São José de Campestre, Passa e Fica, Boa Saúde, Barcelona, Sítio Novo, Bom Jesus, São Tomé, Monte da Gameleiras, Serra de São Bento, Japi, São Bento do Trairi, Jaçanã, Coronel Ezequiel e Campo Redondo.
A Caern solicita a compreensão da população abastecida pela adutora e alerta para a necessidade da redução do consumo durante o período.

Fonte: Gazeta do Oeste

Um comentário:

A empresa disse...

Txio add ;)
o meu blog ^^

Taise :)